Melasma – doença de pele
O que é o melasma?
O melasma é uma doença da pele que surge através de manchas escuras acastanhadas, geralmente no rosto. Trata-se de uma doença benigna, mas que pode causar incômodos, esteticamente falando.
A doença surge, sobretudo, em jovens adultos, entre os 27 e 37 anos de idade. A doença é mais comum no sexo feminino, mas pode ocorrer também em pessoas do sexo masculino.
Quais os sinais e sintomas dessa doença de pele?
Como falado acima, o melasma caracteriza-se por manchas escuras na pele, sobretudo no rosto, como testa, bochechas, nariz, queixo e a zona entre o nariz e o lábio superior. Pode surgir em casos mais raros no pescoço, peito, costas, antebraços ou dorso das mãos.
Quais as causas dessa doença de pele?
Sabe-se que as células que produzem o pigmento da pele (melanócitos) o fazem em excesso, causando a hiperpigmentação. Alguns fatores envolvidos no desenvolvimento do melasma são:
- Alterações hormonais (gravidez, contraceptivos orais ou a terapêutica hormonal de substituição);
- Exposição solar;
- Fatores genéticos;
- Fototipo (cor da pele);
- Medicamentos e cosméticos;
- Deficiência de Zinco.
O melasma tem cura?
O melasma é uma doença crônica e recidivante, ou seja, curas definitivas são relativamente raras. Mesmo assim, mesmo após o melasma desaparecer é importante manter uma proteção solar adequada, caso contrário esta doença pode voltar a surgir.
O melasma pode ser tratado com a ajuda de um dermatologista. Tais tratamentos podem ser desde cremes ou pomadas, medicamentos orais, pellings a até tratamentos com laser (laserterapia) ou luz intensa pulsada (IPL).
Agora você já sabe o que é melasma, uma doença da pele que surge através de manchas escuras acastanhadas. Há diversos fatores para o surgimento dessa doença, mas o fator preponderante é o sol. Evite se expor ao sol e use sempre protetor solar.